A sociedade vive uma correria desenfreada, as pessoas estão sempre em desenvolvimento, procuram a todo instante melhorar, progredir, avançar. E isso não é um erro, devemos sempre seguir em frente, não podemos nos prender ao passado ou pensar em retroceder. Até mesmo Jesus disse que quem põe a mão no arado e olha para traz não é digno do Reino. Paulo disse aos filipenses que era preciso esquecer as coisas que para traz ficam e avançar para as que estão adiante.
Mas em Gênesis 12 e 13, é possível encontrar um desses poucos momentos em que a Bíblia nos orienta a voltar; o relato destes capítulos nos mostra quando é preciso voltar. No capítulo 12 Deus aparece para Abrão, o chama e faz promessas, este então edificou um Altar ao Senhor. Porém, o capítulo 13 relata que após este fato, houve fome na terra e então Abrão desce para o Egito. Depois de um tempo no Egito, Abrão reconhece a necessidade de voltar, e este é o nosso ponto, a necessidade de voltar, quando preciso voltar? Os versículos 3 e 4 do capítulo 13 relata que Abrão fez sua jornada de volta para o lugar do Altar, onde primeiro estivera sua tenda.
Quando preciso voltar?
1. Quando perdemos o referencial na fé
O Egito nunca esta associado ao propósito de Deus para a vida do homem. Egito está ligado ao paganismo, a idolatria, escravidão e outras coisas mais. O referencial na fé é a terra da promessa, não o Egito. Quando perdemos nosso referencial na fé, então precisamos voltar.
2. Quando perdemos o centro da devoção
O altar levantado por Abrão não estava no Egito. Quando nos afastamos do altar, do centro da devoção, do lugar da adoração, então se faz urgente a necessidade de voltar.
3. Quando a tragédia acontecer
Para o homem ou mulher de Deus, abandonar o altar é uma tragédia. Descer ao Egito é uma tragédia. Abrimos portas e legalidades para que o inimigo toque em nossas vidas. No Egito Faraó tentou contra a vida conjugal de Abrão, mas Deus em misericórdia puniu Faraó. Quando a tragédia bater na sua porta, então é preciso voltar.
4. Quando um milagre se faz necessário
Não há milagres para o homem de Deus longe do altar.
Quando preciso voltar? Quando na jornada cristã eu me esqueço de quem Deus é e permito que os conflitos e circunstâncias sejam maiores que meu referencial na fé; Quando me esqueço de atribuir a Jesus minha devoção e adoração, e me torno egoísta, abandonando tudo e todos para descer ao Egito; Quando não tem mais opções, a tragédia veio, o trauma, a frustração, a decepção, e agora o único meio de cura e restauração, é voltar para o lugar do altar; Quando reconheço minhas limitações, reconheço a necessidade de viver no altar, então os milagres que busco, por uma decisão de voltar para o altar, se tornarão uma realidade.
Voltar para o altar não é retroceder, é avançar. Voltar para o altar é voltar para o lugar da promessa, o lugar onde Deus aparece e manifesta seu poder. Quando preciso voltar? Quando me afasto do altar.
Deus te abençoe poderosamente, decida voltar para o altar e colocar sua vida no altar.
Em Cristo Jesus,
Pr.Cássio Caio