segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Parte dos que ficaram, o legado dos que não atravessaram o ribeiro

Ele já havia passado por poucas e boas, sua juventude é marcada por conflitos dos mais diversos. A cada dia precisava provar para as pessoas que era capaz, não diferente de você nestes dias, sempre tendo que se superar a cada dia, para que as pessoas possam confiar em você. A desconfiança começa na família, uma grande festa é organizada pelo seu pai, um moço que tinha uma capacidade especial estaria na festa, na verdade, esse era o real motivo da festa, a presença do senhor que andava com Deus, o nome desse moço era Samuel. Muitos o conhecia como profeta, outros como vidente, o fato é que Samuel tinha uma habilidade especial para ouvir a voz de Deus. E novamente o descaso, a rejeição bate na porta do coração do jovem ele não recebeu a cortesia, o convite, o ingresso, as entradas para a festa em sua própria casa, perdendo assim, a grande chance de estar perto do vidente, que alias, não possuía uma bola de cristal, mas ouvia a voz de Deus como ninguém. Deus começa um novo processo na vida do jovem Davi e inverte as coisas e o coloca frente a frente com o velho profeta. Deus vai além, interrompe a festa até que Davi estivesse presente, haha... Deus sempre nos surpreendendo. Não havia lugar na mesa para Davi, mas Deus já havia reservado um lugar especial para ele. Já consegue se encontrar na história, você não é diferente de Davi? Muitos convites esperados que não chegaram, muitos lugares que lhe foi tomado, a desconfiança na família, na igreja, etc... Mas tem lugar na mesa do Rei pra você, Samuel vai te encontrar, melhor, vai interromper uma festa e te convidar para ser protagonista. Quando Davi entra, a banda não tocava, as pessoas estavam esperando o que fora esquecido, rejeitado, mas não por Deus, para que a festa recomeçasse. Ao entrar, o velho homem de Deus novamente escuta os céus, era a voz de Deus, voz esta que ele estava habituado, afinal, desde criança quando morava na casa do sacerdote Eli, aprendeu a ouvir a voz de Deus. Deus apenas diz assim para o vidente: "levanta-te e unge-o, pois este é ele".

Mesmo sendo um escolhido de Deus, Davi viveria muitas outras situações de conflitos e grandes batalhas, não diferente do que você tem passado hoje; depressão, stress, pressões por todos os lados, angustia, fracassos, relacionamentos frustrantes, decepções, solidão, vazio, desemprego, crise existencial, família desmoronando e você impotente, sem reação, e tantas outras situações que é melhor parar por aqui. Davi, o escolhido, ainda enfrentaria leões, ursos, e um brutamontes chamado de Golias. É possível vencer e viver uma vida plena, Davi nos ensina assim, enfrenta cada desafio de cabeça erguia, sua fé e confiança estava em Deus, você também foi escolhido por Deus, confie nele e saia deste estado que você se encontra, ele derrubou o brutamontes Golias, você também pode derrubar os gigantes da tua vida.

Um outro momento na vida do jovem se deu numa caverna, enquanto fugia de Saul, um rei que havia sido rejeitado por Deus. Ele busca refugio na caverna de Adulão, quando de repente quatrocentos homens batem o interfone da caverna a procura de Davi. A Bíblia descreve a característica desses homens: "em apertos, endividados, amargurados de espírito", e Davi se fez chefe deles. Quando você estiver pensando estar fugindo ou em busca de uma caverna para se esconder dos problemas, Deus vai te levar a viver um propósito maior, portanto, é melhor sair da caverna, parar de se esconder e enfrentar seus problemas, Deus é maior do que todos eles.

Ele já não é um garotão, está bem próximo dos trinta, sua história é longa, cheia de "apesares", mas com muitos "poréns". Apesar de muitas coisas na tua vida, Deus tem um "porém" para acrescentar na tua história. Davi, apesar de ser rejeitado, apesar de ser o menor de sua casa, porém foi escolhido por Deus para ser rei; apesar de pecar, fracassar algumas vezes, foi o homem segundo o coração de Deus. Não se prenda aos "apesares" que vão surgir na tua vida, Deus sempre tem um "porém" para acrescentar à tua história.

Depois de muitos outros conflitos, guerras, perseguições, e tudo isso antes de se tornar rei, Davi vivencia um momento que me prende a atenção; se dá no capítulo 30 de 1 Samuel. Seus valentes já cansados, muitas batalhas, guerras, além de outras coias; e de repente ao voltar de mais um combate, encontram a cidade de Ziclague saqueada pelos amalequitas, levaram as mulheres, filhos, seus tesouros, e ainda colocaram fogo na cidade, um verdadeiro caos. Os homens choraram até não terem mais forças para tal, uma revolta surge dentro deles, enraivados até o ponto da possibilidade de apedrejar Davi, e Davi muito se angustiou, mas ele fez três coisas e nos deixa uma lição importante:
1 - Davi se reanimou no Senhor. v 6
2 - Davi consultou ao Senhor. v 8
3 - Davi lutou até trazer tudo de volta. v 18-19

Davi sabia das dificuldades, mas sabia que era apenas mais uma, não seria a última e não era a primeira. Chora, lamenta, mas se reanima no Senhor e consulta ao Senhor: "Perseguirei? Alcançarei? Respondeu o Senhor - Persegue-o, porque de fato, alcançarás e tudo libertarás". Não desespere por causa deste teu momento, a cidade pode estar um caos, a família pode estar um caos, sua vida pode estar um caos, tudo te foi tomado, levaram as coisas de valor, mas Deus ainda tem um "porém" para acrescentar a tua história: "Persegue-o, porque de fato, alcançarás e tudo libertarás". Quem tem a palavra final na tua história é o Senhor!

Ainda surgiria outras dificuldades, para alcançar os amalequitas eles teriam que atravessar o ribeiro de Besor, e neste ponto duzentos soldados ficam para traz porque estavam cansados. Quantas batalhas você abandonou por estar cansado? Muitas cobranças e pressões, pessoas exigindo resultados rápidos, uma tensão constante, e então você não conseguiu atravessar o ribeiro, ficou do outro lado. Boa notícia pra você, o comandante peleja por você, Davi atravessa com os outros soldados, dispostos a lutar pelos que ficaram e vencer por eles. Existe alguém que tem lutado por você, que sabe que você tentou, mas estava cansado, afinal de contas, enfrentou muitas batalhas, e por isso não conseguiu atravessar. Existe uma parte para os que ficaram, um legado para os que não atravessaram o ribeiro. 

O inimigo em festa, quando Davi e quatrocentos soldados interrompem, é o decreto da restituição. A festa não termina bem para o inimigo, Davi chegou. Você vai chegar, o inimigo não vai ter muito tempo para fazer festa sobre sua situação, tudo lhe será devolvido, é a tua parte, o teu legado. "Assim Davi salvou tudo, não faltou nada, tudo Davi tornou a trazer". E os que ficaram além do ribeiro? Davi não zombou deles, não humilhou, cobrou, ou outras coisas, ele sabia que eles estavam cansados, os saudou cordialmente, soldados feridos não são abandonados, não ficam para traz, os que ficaram eram os mesmo que lutaram por Davi diversas vezes, agora era hora de retribuir, Davi luta por eles. Você luta por alguém, quando você cansar, Deus levanta um Davi para lutar por você.

Talvez você esteja cansado, talvez esta seja tua história hoje, mas o general maior te enxerga lá do céu, não vai te abandonar. Davi reparte igualmente os despojos, "qual é a parte dos que desceram a peleja, assim será a parte dos que ficaram. Receberão partes iguais". É tempo de ressurgir, levantar, você não atravessou o ribeiro, ficou do outro lado, mas a tua porção já esta preparada, é o momento de voltar ao campo de batalhas, encarar os problemas e surpreender com o que Deus pode fazer através de você. A parte dos que ficam, o legado dos que não atravessaram o ribeiro. 

Em Cristo, 
Pr. Cássio Caio