Duas imagens, um mesmo quadro. Dois momentos, uma mesma pessoa. Este é Neemias e o retrato de sua vida. Num primeiro momento, a imagem de muros caídos, portas queimadas e uma Jerusalém em ruínas. O quadro continua o mesmo, a tela é que muda, a imagem ganha novas cores: muros de pé, portas no lugar, uma cidade reconstruída.
Agente ativo na reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias foi um líder ousado. Não ficou dando aulas de possibilidades, ensinou a fazer, fazendo. Neemias não reconstrói apenas muros: Levantou a fé uma nação, reconstruiu a confiança, trouxe a alegria de volta.
Três coisas que Neemias nos ensina para mudar a imagem, fazer a vida ganhar novas cores, e levar-nos a vivenciarmos uma virada espetacular em nosso modo de viver.
1. Não importa o estado inicial
O relato bíblico-histórico mostra-nos que o inicio de Neemias foi de tristeza e lagrimas, exílio e cativeiro. Seus olhos contemplaram sua pátria destruída, um povo em miséria. Ele não pôde conter as lagrimas. Mas não termina assim! Tudo na vida é como se termina é que se conta. O homem começa para terminar, mas Deus, termina para começar. II Coríntios 4:7-9 diz assim: "...Perseguidos, porém, não desamparados; abatidos, porém não destruídos".
2. Não importa onde você está
O mais importante na vida é saber onde você vai chegar, independente de onde você esteja hoje. Neemias estava na Babilônia, exilado, mas tem a oportunidade de voltar a Jerusalém para reedifica-la. Confie no Senhor Jesus, seu cativeiro vai findar, e você será conduzido para sua Jerusalém.
3. Não importa o tamanho dos obstáculos
Neemias nos ensina que oração e perseverança vencem tudo. A oração do justo pode muito em seus efeitos. No seu trabalho de reconstrução muitos obstáculos foram enfrentados, mas ele passou por cima de todos eles para cumprir seu propósito. "Não temas, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus". II Crônicas 20:15.
Tudo na vida é como se termina é que se conta. Não é a primeira impressão que fica, a última imagem é que determina o quadro; o último momento diz quem realmente eu sou. Neemias começa chorando, mas termina sorrindo. Começa lamentando, mas termina celebrando. No capítulo oito, verso dez, ele manda o povo voltar para suas casas e fazer festa, celebrar: "Portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a nossa força".
Vai ter festa na tua casa. A celebração de um novo tempo, um jubilo por uma nova história que se inicia, um novo quadro está sendo desenhado por Deus. Se alegre, Deus tem preparado das novidades da terra para você, deixe o Senhor te surpreender. Vai ter festa na tua casa, lance fora a tristeza.
Em Cristo Jesus,
Pr.Cássio Caio
@prcassiocaio